Novidades > Artigos

13/06/2011
Iphan/MG e UFVJM promovem Seminário O Patrimônio de Diamantina: Pesquisa e Preservação de Acervos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan de Minas Gerais e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM realizam em Diamantina, no próximo dia 15 de junho, o Seminário O Patrimônio de Diamantina: Pesquisa e Preservação de Acervos. O seminário, que ocorrerá no Teatro Santa Izabel, inaugurado no ano passado pelo Iphan e pela Prefeitura de Diamantina, reunirá especialistas em preservação de acervos documentais e no uso das fontes documentais para a realização de pesquisas nas áreas de educação, história, sociologia e ciências políticas, entre outras.

“O Iphan guarda obras valiosas para o trabalho dos pesquisadores e estudiosos. Só em Diamantina, a Biblioteca Antônio Torres tem mais de 15 mil obras, como enciclopédias, coleções de livros, coletâneas de leis e de jornais antigos”, revela a coordenadora do Centro de Documentação e Informação da Superintendência do instituto em Minas, Mônica Elisque do Carmo. Segundo ela, no acervo da Biblioteca Antônio Torres, criada em 1954 e instalada na charmosa Casa do Muxaribiê, cuja construção remonta a meados do século XVIII, há mais de duas mil obras raras, que estão sendo inventariadas, recuperadas e tratadas pelos técnicos do Instituto.

Durante o seminário, os especialistas debaterão a importância da preservação dos acervos documentais para a pesquisa e será apresentado, ao final, o projeto de extensão “Hoje ensinamos a restaurar, amanhã apenas preservamos”, que está sendo desenvolvido na cidade patrimônio mundial. 

        

Serviço:

 

Seminário O Patrimônio de Diamantina: Pesquisa e Preservação de Acervos

Data: 15 de junho de 2011.

Local: Teatro Santa Izabel

 

Programação:

 

08h00 – Credenciamento dos participantes

08h30 – Abertura

09h30 РPreserva̤̣o do Acervo Documental do Iphan/MG

10h10 – Arquivo Histórico do Iphan em São João Del Rei: Fontes para a História Regional.

10h50 РA import̢ncia da Biblioteca Ant̫nio Torres.

14h00 – Mesa 1: Educação e História: Pesquisa em Documentos do Século XJX.

15h15 – Mesa 2: Sociologia e Ciências Políticas: O Século XX e a Pesquisa em Acervos Documentais.

16h30 – Mesa 3: Pesquisas em Acervos de Diamantina.

17h45 – Apresentação do Projeto “Hoje ensinamos a restaurar, amanhã apenas preservamos”.