Novidades > Artigos

18/11/2009
Livro João Antunes Vozes e Visões será lançado no dia 28 de novembro

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
Nova pagina 1

João Antunes Vozes e Visões é o livro sobre a trajetória do médico e político, três vezes prefeito de Diamantina, que será lançado no Mercado Velho da histórica cidade mineira no dia 28 de novembro, a partir das 20.30 horas. A festa de lançamento integra as comemorações do décimo aniversário de reconhecimento de Diamantina como Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura - UNESCO em dois de dezembro de 1999, em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Marrakech, no Marrocos.

 

Nascido em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Dr. João, como era chamado, formou-se em Medicina pela UFMG e radicou-se em Diamantina, no final da década de 1940. Por mais de cinco décadas, ele exerceu a atividade médica na cidade que o adotou. Foi também professor e diretor da Faculdade Federal de Odontologia - embrião da atual Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -, elegendo-se em 1970 para o seu primeiro mandato como prefeito. Em 1988 e 1996, Dr. João seria eleito novamente, encerrando a carreira política em 2000. Entre as realizações, a do reconhecimento mundial é a que melhor simboliza o seu compromisso com o futuro de Diamantina.

 

Sem pretensões biográficas, o livro procura desvendar, na verdade, a trajetória do médico e do político a partir dos intensos anos da década de 30 do século passado, contada em entrevistas pelo próprio Dr. João. No segundo e terceiro capítulos do livro, que tem 232 páginas, médicos e políticos que conviveram com ele registram as lembranças sobre o personagem singular, seguindo-se o capítulo “Vozes do povo”, no qual comerciantes, motoristas de táxi, profissionais liberais e donas de casa, em 37 entrevistas, tecem, por sua vez, as suas impressões. O posfácio, intitulado “Traços e riscos: grafita-se a lenda”, de autoria da escritora Vera Felício, analisa e costura, por fim, a unidade entre os depoimentos e as entrevistas.

 

Obra coletiva, o livro João Antunes Vozes e Visões foi organizado por Américo e Carolina Antunes. A festa de lançamento no Mercado Velho, no dia 28 de novembro, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina, da Nota Comunicação e da Terrazul.