Novidades > Artigos

09/07/2008
Unesco inscreve 27 novos bens culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido entre os dias 9 e 10 de julho em Quebec, no Canadá, aprovou a inscrição de 19 novos bens culturais e 8 sítios naturais na Lista do Patrimônio Mundial. Com a decisão, tomada na 32ª reunião do Comitê, integrado por membros de 21 países, inclusive o Brasil, a Lista da Unesco passa a contar agora com 878 bens de 145 países reconhecidos mundialmente, sendo 679 culturais, 174 naturais e 25 mistos.

Entre os novos 19 bens culturais reconhecidos pela Unesco destacam-se os blocos e casas modernistas de Berlim, na Alemanha, o Tulou de Fujian, na China, as fortificações de Vauban, na França, a paisagem cultural de Morne, nas Ilhas Maurício, e o centro cultural de Cameguev, em Cuba, entre outros acervos. Já entre os sítios naturais, os destaques ficam por conta da Reserva da Biosfera da Mariposa Monarca, no México, e as lagunas da Nova Caledônia, na França.

Em 38 anos da adoção da Convenção da Proteção ao Patrimônio Mundial, pela primeira a Arábia Saudita, a Nova Guiné e Sam Marino tiveram bens inscritos na Lista da Unesco.