Novidades > Artigos

08/03/2008
Primeiro aquário temático do rio São Francisco será inaugurado este ano

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
Já premiado com o “Prêmio Ambiental Ponto Terra – Minas 2007” antes mesmo de ser inaugurado, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, que está sendo construído pela Fundação Zoo-botânica no Jardim Zoológico de Belo Horizonte, deverá ser finalmente aberto à visitação pública em julho deste ano. A edificação que abrigará o complexo, cuja área construída é de 2,3 mil metros quadrados em dois pavimentos, está praticamente concluída, iniciando-se a instalação dos 18 aquários, com capacidade entre 70 e 300 mil metros cúbicos de água, que revelarão aos visitantes a diversidade dos peixes e da fauna aquática do Velho Chico. Além dos tanques, o aquário contará com laboratórios, auditório, áreas de exposição, loja e lanchonete e ilustrará ainda a paisagem natural e cultural do rio, por meio de jardins, lagoas, nascentes, canoas e carrancas.

Segundo estimativas da Fundação Zoo-botânica, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, que é o primeiro temático de água doce do Brasil, deverá receber anualmente a visita de um milhão de pessoas. Espaço de exibição de ecossistemas e de conscientização ambiental para a preservação de uma das principais bacias hidrográficas brasileiras, o aquário terá também finalidades de estudo e pesquisa sobre a biologia, a criação e a manutenção de peixes em cativeiro. Das cerca de 160 espécies de peixes da bacia do rio São Francisco, em um primeiro momento quase 50 estarão à mostra nos tanques do aquário.

Para a construção do aquário, os investimentos são da ordem de 4,5 milhões de reais. Deste montante, a maior parte é da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo que o Ministério do Meio Ambiente liberou cerca de 700 mil reais.