Novidades > Artigos

24/05/2007
Frio, chuva fina e recepções calorosas à comitiva nos pousos

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
Depois de marchar quase 200 quilômetros em 8 dias, a Comitiva do Sertão das Gerais já começou a contagem regressiva para a sua chegada à Fazenda São Francisco, em Araçaí, que ocorrerá neste sábado, 26 de maio, cumprindo assim o desafio de refazer a mesma rota da viagem de Guimarães Rosa em 1952. Nos últimos dias, as marchas diárias foram mais longas, os vaqueiros enfrentaram os riscos, mas sem percalços, de cortar com a boiada e a tropa de burros e mulas rodovias movimentadas, como a BR-040.

No entanto, todo o cansaço e a tensão foram compensados pelas recepções calorosas à comitiva nos pousos. Como nas fazendas Meleiro e Capão Seco, onde não faltaram, naturalmente, a genuína comida tropeira, os caldos de feijão e costela, a saborosa cachaça da roça, para aliviar o frio, e muitos causos.

Quanto à boiada, a puxada marcha acrescentou mais afazeres ao já movimentado dia-a-dia dos vaqueiros. Na Fazenda Capão Seco, a saída teve de ser retardada para o tratamento de animais, abatidos pelas bicheiras, que foram campeados no pasto e laçados. E, em contraste com o calor e a poeira dos primeiros dias, o frio e a chuva fina que caiu no oitavo dia da viagem deram um novo colorido à paisagem do cerrado na marcha até a Fazenda Paulista, penúltimo pouso antes da chegada à Fazenda São Francisco.

Leia mais

Para acompanhar as reportagens diárias sobre a viagem da Comitiva do Sertão das Gerais desde o último dia 17 de maio, basta entrar em Novidades, na capa do site da Terrazul, e acessar Notícias.