Novidades > Artigos

23/05/2007
Fervor religioso e cultura tropeira se repetem no dia-a-dia da Comitiva

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
O dia dos vaqueiros em uma longa viagem, como a que está sendo realizada pela Comitiva do Sertão das Gerais, começa antes do amanhecer, na fria madrugada do sertão. Já vestidos a caráter – calças jeans e camisas de manga comprida – e usando sempre botas ou botinas com perneiras e esporas, as guaiacas na cintura, onde se guarda de tudo, dinheiro, documentos, canivetes ou peixeiras, os vaqueiros desfrutam de um vigoroso café da manhã preparado pelos dois cozinheiros da comitiva, às vezes acompanhados até mesmo de feijão tropeiro e da paçoca de carne socada no pilão.

Nem o dia começa a clarear e os vaqueiros já estão no pasto orvalhado, tocando os seus cavalos, burros e mulas até o curral. Depois de presos, os animais são arriados carinhosamente com selas de todos os tipos, cabrestos e freios trabalhados, em couro ou ferro, barrigueiras coloridas, e cangalhas e bruacas para os cargueiros, que levam a matula. Em seguida, o ritual, que se repete todas as manhãs, prossegue nos detalhes ao gosto de cada vaqueiro: baldrames sobre o pelego ou simplesmente o alforje para carregar o lanche; cantis ou guampos, de chifre de boi, para levar a água e matar a sede; o laço curto, de 12 braças, ou longo, de 18, amarrado à sela; o berrante; o ferrão ou topador de boi e a chincha, para aqueles que recolhem os bois bravios arribados.

Montarias cuidadosamente apetrechadas, a boiada já pode ser reunida no pasto para partir para o próximo destino, mas nunca antes de uma demonstração de união e fé: o chefe da comitiva, Chico do Crioulo, convoca a todos que, chapéus na mão, rezam o Pai-Nosso e, muitas vezes, também a Ave-Maria, seguindo-se um vigoroso grito de bom-dia. À tardinha, depois de trotar 20, 24 quilômetros, até chegar ao pouso, a fé se renova em mais um Pai-Nosso, agradecendo-se a Deus pelo sucesso e pela superação dos inevitáveis percalços em mais um dia de viagem da comitiva.

Leia mais

Para acompanhar as reportagens diárias sobre a viagem da Comitiva do Sertão das Gerais desde o último dia 17 de maio, basta entrar em Novidades, na capa do site da Terrazul, e acessar Notícias.