Novidades > Artigos

15/05/2007
Viagem da boiada pela rota percorrida por Guimarães Rosa em 1952 começa nesta quinta

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
Histórica referência do antigo Caminho dos Currais, que ligava as fazendas de gado do Médio São Francisco às vilas do ouro no Século XVIII, o Morro da Garça emoldurará boa parte da viagem da Comitiva do Sertão das Gerais na sua viagem conduzindo uma boiada pela rota percorrida por Guimarães Rosa em 1952. Saindo da Capelinha do Manuelzão, no município de Três Marias, nesta quinta-feira, a tropa e a boiada viajarão 247 quilômetros em dez dias até a Fazenda São Francisco, em Araçaí, prestando assim uma inédita homenagem ao grande escritor mineiro, cujo centenário será comemorado em 2008.

Integrante da histórica comitiva de 1952, o Crioulo do Chico Moreira é o chefe dos vaqueiros em 2007. Sob o seu comando, 22 vaqueiros em uma tropa de cerca de 50 burros e mulas conduzirão a boiada com 198 cabeças de gado pelo antigo caminho, pernoitando nas mesmas fazendas e pousos visitados pela comitiva de Guimarães Rosa há 55 anos. Paralelamente à viagem tropeira uma equipe multidisciplinar de fotógrafos, pesquisadores e cinegrafistas realizará o registro histórico e da paisagem cultural e natural ao longo da rota.

Apoios

Coordenada pelo publicitário Pedro Fonseca, idealizador do projeto, a Comitiva do Sertão das Gerais tem o patrocínio da Unimed e a colaboração de diversas prefeituras, como as de Três Marias e de Araçaí. Parceiro do projeto desde a primeira hora, o Instituto Terrazul irá publicar em seu site na internet os Diários da Viagem.