Novidades > Artigos

15/02/2007
Comitiva vai resgatar a viagem de Guimarães Rosa pelo sertão mineiro em 1952

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior

A rota percorrida por Guimarães Rosa em maio de 1952, fonte de inspiração para a sua genial obra sobre os sertões, como a trilogia Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas, será refeita este ano pela Comitiva do Sertão das Gerais, desde a Fazenda Sirga, localizada próxima às margens do rio São Francisco, até a Fazenda São Francisco, no município mineiro de Araçaí. Pelo trecho do antigo Caminho dos Currais, que abastecia as vilas do ouro e dos diamantes no século XVIII, os expedicionários modernos acompanharão vaqueiros no transporte de uma boiada, resgatando a cultura tropeira, identificando e registrando as potencialidades para o desenvolvimento do turismo cultural e natural na rota imortalizada por Rosa.

“A viagem de Guimarães Rosa em 1952, por mais que esteja registrada nas cadernetas que se encontram arquivadas no IEB – Instituto de Estudos Brasileiros – em São Paulo, só foi mostrada à opinião pública naquela época, nas páginas de “O Cruzeiro”, com fotos de Eugênio Silva e texto de Álvares da Silva. Por esta razão, torna-se necessário que se refaça os caminhos percorridos por Rosa, Manuelzão e os vaqueiros de forma concreta – uma verdadeira viagem levando uma boiada e tentando reviver os pousos e o trajeto original”, conta o idealizador do projeto, Pedro Fonseca. Segundo ele, a expedição contemporânea conta com o apoio e a anuência de descendentes dos vaqueiros que acompanharam a viagem de Rosa, entre eles o Crioulo do Chico Moreira, o último remanescente dos vaqueiros de 1952.

Centenários

Desenvolvido pela Entreposto de Comunicação em parceria com o Instituto Terrazul, o projeto da Comitiva do Sertão das Gerais, que já foi apresentado ao Ministério do Turismo, insere-se em momento histórico único: no dia seis de julho deste ano comemora-se o centenário de nascimento de Manuelzão. Além disso, a Comitiva será um marco também das comemorações do centenário de Guimarães Rosa, a ser realizado em 27 de junho de 2007.