Novidades > Artigos

14/01/2007
Minas deverá qualificar três novos roteiros turísticos internacionais em 2007

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior

Entre os 87 roteiros turísticos selecionados pelo Ministério do Turismo para serem qualificados em 2007 como roteiros internacionais, três estão em Minas Gerais: os circuitos da Serra da Canastra, onde se encontram as nascentes do rio São Francisco, dos Caminhos Reais nas Grutas e Cidades Históricas e da Serra do Cipó-Diamante, que começa no Parque Nacional da Serra do Cipó e segue até Diamantina, cidade que conquistou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em 1999. Os três circuitos mineiros foram selecionados pelo Fórum Estadual de Turismo e terão prioridade de investimentos, tanto do Ministério quanto do Governo de Minas Gerais.

Além da sinalização dos roteiros e da criação de centros de informações turísticas, os investimentos prevêem a pavimentação de vias de acesso aos atrativos, sobretudo nos circuitos Cipó-Diamante e Serra da Canastra. As cidades que integram estes circuitos serão também beneficiadas com investimentos em saneamento básico e na coleta do lixo, prevendo-se a adoção da coleta seletiva em algumas localidades.

Para o desenvolvimento do turismo brasileiro, o Ministério deverá contar este ano com um orçamento de 703 milhões de reais. E com as emendas de deputados e senadores a estimativa é de que mais 300 milhões do Orçamento Geral da União sejam destinados para o setor, a exemplo do que ocorreu em 2006.