Novidades > Artigos

06/12/2006
Jequitinhonha, a Riqueza de um Vale será lançado em Diamantina e Turmalina

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
O Instituto Terrazul promoverá em Diamantina, na próxima terça-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro Jequitinhonha, a Riqueza de um Vale. Em Diamantina, o evento acontecerá a partir das 19h30 na Livraria Espaço B, no Beco da Tecla, no centro histórico. Já em Turmalina, o lançamento do livro será realizado na SAT no dia 14, quinta-feira, também a partir das 19h30.

Jequitinhonha, a Riqueza de um Vale é resultado de um trabalho de pesquisa histórica, cultural e ambiental realizada pelo Instituto Terrazul no vale. E este trabalho começou em 2003, com a Expedição Jequitinhonha, uma corrente pelo rio, que reuniu historiadores, ambientalistas, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos em uma longa viagem pelo rio, desde as suas nascentes, próximas ao Pico do Itambé, no Serro, até a foz no Oceano Atlântico, em Belmonte, na Bahia.

Embora projetado como vale da miséria devido aos seus perversos indicadores econômicos e sociais, a pesquisa de campo revelou que as enormes e diversas riquezas culturais e naturais da região podem constituir um caminho seguro para o desenvolvimento econômico e social sustentável. Assim, com um olhar sobre a importância deste rico patrimônio, a Terrazul concebeu, então, o projeto do livro e do DVD, que foi aprovado pelo Ministério da Cultura em 2004, através da Lei Rouanet. Depois disso, a diretoria da entidade iniciou os contatos para a captação de recursos e para a viabilização do projeto, que foi parcialmente obtida este ano, com os patrocínios da Eletrobrás e da Cemig.

Com tiragem de mil exemplares, Jequitinhonha, a Riqueza de um Vale tem parte de sua edição (200 livros) destinada a bibliotecas públicas de todo o país. Em livrarias de Belo Horizonte e através da Internet, a histórica publicação sobre o Jequitinhonha tem preço de apenas R$ 30,00.

Lançamentos:

Diamantina
Data: 12 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Livraria e café Espaço B – Beco da Tecla, 31 – Centro Histórico

Turmalina
Data: 14 de dezembro
Horário: 19h30
Local: SAT – av. Lauro Machado, s/n - Centro