Novidades > Artigos

28/11/2006
Terrazul lança livro sobre a riqueza cultural do Jequitinhonha

Foto Anterior Legenda da foto bla bla bal baljjflakjf adflajf adf Foto Posterior
O Instituto Terrazul promoveu ontem, no restaurante Cozinha de Minas, o lançamento do livro Jequitinhonha, a Riqueza de um Vale. O evento reuniu cerca de 100 convidados que, além de adquirir o livro, assistiram a um vídeo com imagens feitas na viagem. Baseada em uma expedição realizada no Vale em 2003, a obra faz um resgate da história e da riqueza cultural da região com informações sobre os patrimônios naturais e culturais.

No lançamento, os jornalistas Pedro Ferreira e Américo Antunes, que participaram da expedição, autografaram o livro, juntamente com o repórter-fotógrafo Maurício de Souza. Para Américo, a obra é um valioso registro histórico da paisagem do Vale. “Ele marca uma reflexão sobre a importância do Rio, mas com um olhar voltado para suas riquezas e sua diversidade cultural e ambiental, deixando de lado a idéia de que o Jequitinhonha está associado à miséria”, comenta.

Durante a pesquisa, que deu origem ao livro, os viajantes percorreram mais de mil quilômetros em 22 dias, desde a nascente do rio Jequitinhonha, no Serro, até sua foz, em Belmonte, na Bahia. Nessa jornada entre as principais cidades que cresceram no Vale, a equipe realizou diversas entrevistas e colheu informações inéditas sobre as manifestações culturais e os patrimônios históricos e ecológicos da região.

Jequitinhonha, a Riqueza de um Vale, custa R$30,00 e tem tiragem de mil exemplares. O Terrazul irá doar 200 livros e 50 DVDs para bibliotecas municipais de Minas Gerais e da Bahia. A obra será lançada também em Diamantina e Turmalina.

Próximos lançamentos:

Diamantina
Data: 12 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Livraria e café Espaço B – Beco da Tecla, 31 – Centro Histórico

Turmalina
Data: 14 de dezembro
Horário: 19h30
Local: SAT – av. Lauro Machado, s/n - Centro