Novidades > Artigos

03/07/2006
Instituto Terrazul lança novo site com conteúdo inédito e layout renovado

Isabella Grossi

O novo website do Instituto Terrazul, idealizado e desenvolvido pelo núcleo de Web da Asa Comunicação, entrou no ar na última terça-feira, 27, totalmente repaginado e trazendo conteúdo inédito para o leitor.

Agora, além de matérias semanais, o portal apresenta um panorama diário das principais notícias relacionadas à cultura, meio ambiente e patrimônio histórico no Brasil e no mundo. Outra novidade é a criação de um espaço dedicado à compra de revistas, CD-ROMs e outros materiais produzidos pelo Instituto. O site também coloca à disposição do internauta todo o acervo de textos, fotos e vídeos das expedições realizadas por meio do projeto Caminhos do Sertão, voltado para pesquisa e documentação de informações sobre as rotas coloniais e os patrimônios históricos, culturais e naturais brasileiros tombados.

Estão nesse banco de dados todas as pesquisas realizadas pela Expedição Engenheiro Halfeld que, em 2001 e 2002, percorreu o rio São Francisco – entre a nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e a foz, em Piaçabuçu, no estado de Alagoas; pela Expedição Jequitinhonha que, em 2003 documentou os acervos naturais e histórico/culturais tombados ao longo da calha do rio e em cidades do Vale do Jequitinhonha; e pela Expedição Trilha Real que, em 2005, percorreu, em bicicletas, o Caminho Velho da Estrada Real, fazendo o levantamento da viabilidade do trajeto para cicloturismo.

O novo layout do site foi planejado para proporcionar ao usuário maior grau de interatividade, fácil acesso às informações e navegabilidade mais simples e eficiente. “Uma das apostas bem sucedidas foi a integração de todo o conteúdo do site, tanto as matérias, quanto o material das expedições dos Caminhos do Sertão, o que também colabora para a melhor navegação do leitor”, explica a webdesigner responsável pelo projeto, Isabel Furtado.

Furtado garante que o processo de atualização do novo site será mais ágil, realizado por meio de uma ferramenta administrativa que possibilita a manutenção do conteúdo pelo próprio cliente, onde quer que ele esteja. A medida adotada também beneficia os leitores, que podem acompanhar o conteúdo atualizado instantaneamente.

Segundo o presidente do Instituto Terrazul, Américo Antunes, desde 2003 a entidade vem tentando criar na web um espaço para promover o debate de questões relativas à preservação de patrimônio histórico, cultural e natural, que pudesse, ao mesmo tempo, reunir as experiências do instituto no âmbito da pesquisa de rotas coloniais. “A criação do novo site é um passo à frente nessas ações que vêm sendo desenvolvidas. O objetivo é que o internauta possa acessar com mais facilidade o conteúdo e que o portal seja considerado um verdadeiro banco de dados para a pesquisa destes assuntos específicos”, acrescenta Antunes.